Um charme a parte as crianças em um casamento trazem leveza à ocasião. Seja pela beleza natural que empregam ou pelos lindos trajes que compõe o momento. A tradição de damas e pajens é bastante antiga e tinha como função confundir os maus espíritos que supostamente rondavam o momento da cerimônia. Atualmente crianças e adolescentes emprestam o seu charme e criam uma atmosfera mais delicada ao ritual.

Com a mudança de hábitos e comportamentos as cerimônias modernas ganharam novos ares. Os vestidos e trajes que inicialmente eram cópias fiéis ao modelo dos noivos deram lugar as roupinhas modernas e joviais. Além disso, durante o ritual as crianças ganharam funções que podem arrancar sorrisos e até lágrimas nos convidados:  carregar balões, fotos que homenageiam pessoas, símbolos religiosos, plaquinhas com dizeres personalizados e os tradicionais bouquets.

Com tantos detalhes é natural que surjam muitas dúvidas a respeito! O ideal é que o casal convide crianças que tenham afinidade. Até o momento da cerimônia os pais ou responsáveis podem ter um bom número de compromissos relativos ao evento. Uma certa afinidade entre os adultos será necessária para a organização dessa agenda bem como a tomada de decisão sobre modelos, valores e afins.

O número de crianças e idades podem variar. Fatores que interferem estão, principalmente, relacionados ao local em que será realizado o ritual. Igrejas podem limitar o número de crianças a fim de evitar atrasos ou situações embaraçosas. Da mesma forma, algumas igrejas também limitam a idade mínima dos pequenos. Caso o evento seja realizado em um espaço de festas, sítio ou jardim não existe uma quantidade máxima. O que vale é o bom senso. Além disso, é importante que converse com a sua cerimonialista ou assessora de eventos. É muito importante que ela tenha uma equipe preparada e se organize para receber o número correto de damas e pajens no altar.

E aqui mais algumas dicas importantes para que as crianças façam sucesso no seu cortejo:

Solicite ao seu cerimonial que entre em contato e alinhe os horários da cerimônia bem como recolha informações a respeito da rotina com os pais dos pequeninos. Esse alinhamento é fundamental para que a sua cerimonialista se organize da melhor forma.

Crie incentivo para as crianças que participarem do cortejo. Dê-lhes presentes como bolhinhas de sabão, balinhas de goma ou algum item que seja do gosto das crianças.

Ao escolher as roupinhas crie um bom alimento de ideias com o evento. Cerimônias noturnas pedem roupinhas mais sociais. Eventos diurnos e em locais abertos harmonizam bem com trajes mais leves. Em sua totalidade escolha roupas confortáveis. Peça à sua assistente que logo que estejam no local da cerimônia ofereça aos menores água e para parem irem ao banheiro. Não é incomum que eles peçam para ir durante a cerimônia. E no mais? Aceite tudo o que eles fizerem como lindo. Afinal, são crianças e a beleza delas está na surpresa que podem proporcionar a todos!